Probabilidades de acerto no euromilhões e totoloto pela quantidade de números apostada
Matemática adiante. Considerem-se avisados.
Publicado Wednesday, October 14, 2009 at 1:15 AM
Antes de se avançar para qualquer estudo estatístico em totolotarias, é conveniente termos a noção de qual é a probabilidade de acertarmos com um dado conjunto de números. Só assim é possível aferir a fiabilidade de um conjunto de filtros, ou uma metodologia de escolha de números e/ou filtros, por via da sua aplicação ao historial do concurso. É claro para toda a gente que, se uma dada metodologia tem resultados inferiores ou sensivelmente iguais à probabilidade natural dum conjunto de números de igual tamanho, essa metodologia está desafinada ou é uma treta (ou ambas).
Por esse motivo, fiz este estudo em Novembro de 2006, no fórum euromilhoes.com, para o Euromilhões (números e estrelas) e para o totoloto. A primeira coluna das tabelas é a quantidade de números escolhida e a primeira fila é a quantidade de acertos. Nas tabelas onde essa primeira fila é 1, 2, 3, etc., a probabilidade é calculada para exactamente esses acertos, nem mais, nem menos; Nas tabelas onde a primeira fila é 1+, 2+, 3+, etc., a probabilidade é calculada para pelo menos esses acertos (1 ou mais, 2 ou mais, etc.).
A probabilidade de se acertar elementos num total de de um conjunto de tamanho , em sorteios de elementos é calculada recorrendo à fórmula da distribuição hipergeométrica. Qualquer aplicação de folhas de cálculo tem uma expressão directa para o calcular, HYPGEOMDIST(x,n,K,N). A fórmula completa, usando combinações, é a seguinte:
A título de exemplo, para o caso do euromilhões, querendo acertar em 5 escolhendo 20, temos que , , e :